Tramontini: atuação consciente para preservação do meio ambiente

A Tramontini Máquinas preocupa-se com a preservação do meio ambiente. Por isso, a equipe realiza ações sustentáveis que estão alinhadas com os propósitos da empresa: em prol desse bem maior que é especialmente celebrado no  mês de junho. 

A separação seletiva do lixo é uma das fortes ações realizadas pela Tramontini. “Separamos de forma correta resíduos do processo diário como plástico, orgânico,  baterias e vidros que são colocados em locais seletivos”, destacam o gerente de produção, Jardel Wilson Bittencourt, e o assistente de meio ambiente da empresa, Gilmar de Moraes

Os pontos de coleta estão em vários locais da empresa sendo que, em cada um deles, é identificado o tipo de resíduo que pode ser gerado em cada departamento, assim as lixeiras são específicas.  É uma atividade que já ocorre há cinco anos e permite que não seja enviado material contaminado para os locais de seleção. 

Durante o processo produtivo, também são adotados procedimentos que corroboram com a proteção dos recursos naturais através  do tratamento adequado dos resíduos de lavagem de produtos, antes que passem pela pintura. Conforme Bittencourt, todos os resquícios do procedimento são enviados para estação de tratamento de efluentes e passam por um processo químico. O objetivo é separar os resíduos metálicos e componentes nocivos que podem afetar a natureza. 

Assim, a água pode ser descartada sem prejudicar o meio ambiente. Periodicamente, amostras do líquido tratado são enviadas para os órgãos de fiscalização comprovando assim que a água descartada da pintura está em condições de retornar ao meio ambiente.

 

Linha de Tratores Tramontini-Antonio Carraro são praticidade e cuidados com a natureza

Além de ações internas praticadas, a Tramontini também oferece produtos que são aliados no seu trabalho de prevenção. O principal deles é o trator Antonio Carraro que revoluciona e mecaniza o campo pelo conceito de trator compacto, seguro e econômico, desenvolvido para trabalhar em regiões montanhosas e  terrenos irregulares 

Bittencourt explica que um dos diferenciais do trator é a tração quatro por quatro integral. Isso significa que as quatro rodas sempre vão girar na mesma velocidade  o que faz com que a patinação diminua no solo e evite desgastes. 

“Em um parreiral, por exemplo, cultivados em áreas de declives acentuados e irregulares, o trator sempre está com boa capacidade de tração, realiza a leitura do solo evitando que este seja danificado  A patinação dos pneus ocasiona a formação de buracos, que em dias de chuva funcionam como calhas formando pequenos riachos e conduzindo a água e permitindo a retirada de nutrientes e terra. Isso interfere na  produtividade, pois deixa as plantas expostas e sem sua defesa natural, expõe elas e retira os nutrientes necessários para a produção. Com a linha Tramontini-Antônio Carraro, há menos interferência e agressões ao parreiral e meio ambiente.”

Os  tratores também tem certificado especial do Proconve. O selo atesta que o produto está dentro do enquadramento de emissão de poluentes para a atmosfera. Demonstra que a quantia lançada de CO2 e outros componentes está de acordo com o que é exigido pela lei.

Os tratores Tramontini – Antonio Carraro permitem a mecanização de regiões onde não era possível acessar com máquinas.. Com isso foi possível otimizar operações como a pulverização destas áreas por exemplo. Antes dessas máquinas, provavelmente,  havia mais danos a natureza”, lembra Bittencourt.

Ele cita como exemplo os produtos aplicados nas lavouras: Antes, eram necessários aplicar muito mais produtos na atividade braçal, que os implementos modernos de hoje conseguem reduzir significativamente a quantidade de produto lançado. 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *