Leonardo Tramontini: há 35 anos seguindo o ramo da família

Em comemoração aos 38 anos da Tramontini estamos contando um pouco da história da empresa, rotina, colegas e trabalho em equipe. Conheça quem faz a Tramontini.

Um dos sócios e filho do fundador Derci Tramontini, Leonardo Tramontini, começou na empresa em 1987, quando se graduou em Engenharia Civil na PUC-RS. Ao longo da carreira, ao lado do pai e dos irmãos, o engenheiro lembra de momentos marcantes como os processos de mudanças e inovações. “Muitos foram os momentos marcantes, ainda em Encantado tivemos a produção das tradicionais Carretas Agrícolas, depois os projetos de Caminhão 4X4 e o início da importação da China, que foi em 1994 de motores diesel e microtratores”, conta.

Ele lembra com carinho da transferência completa da empresa para Venâncio Aires, em 1997. Neste momento, a Tramontini agregou a linha de motores diesel e motocultivadores aos grupos geradores, motores marítimos e reversores. “Um período muito marcante foi no ano de 2002 , em um domingo a noite no programa Fantástico foi destaque um possível apagão no Brasil, e, da segunda-feira em diante os telefones começaram a tocar e os pedidos de geradores dispararam de forma incontrolável por semanas, trabalhávamos 7 dias da semana para atender nossos clientes. É algo que não esqueço”” destaca Leonardo.

Outro período importante, conforme o sócio, foi em 2006 quando a empresa passou a comercializar tratores de 4 rodas. “Esta produção permaneceu até 2016 quando em busca por tecnologia na Itália conhecemos os tratores de Montanha Antônio Carraro sendo que passamos a distribuir as máquinas no Brasil, alcançando um sucesso muito grande nas regiões com áreas de difícil acesso e de dificuldade na mecanização. Que também foi uma mudança marcante e necessária.”

Algumas fases ao longo dos 35 anos de atuação na empresa familiar, foram de desafios para o sócio. Ele comenta que as viagens, em busca de algo novo e de conhecer os problemas dos clientes, sempre eram desafiadoras. Ao voltar para casa, sentava com o Pai e comentava sobre as  oportunidades de cada Estado do Brasil, no Amazonas e Pará, Geradores especiais para os porões das embarcações e conjuntos motor e reversor, na Bahia e demais Estados do Nordeste, Além de  motores para Irrigação, no Espírito Santo, os microtratores com carretas tracionadas que eram de grande utilidade aos produtores de hortifruti. “Foi quando   desenvolvemos o nosso TTA (trator transportador agrícola) que é comercializado até os dias de hoje”, expõe.

Atualmente, o engenheiro avalia que a empresa está mais profissionalizada e fluindo de forma estratégica. Ele adianta que a família tem muitos planos para o futuro da Tramontini e que o sucesso se deve à persistência de todos e dedicação dos colaboradores. “Quero agradecer a todos os funcionários que estiveram conosco ao longo dos 38 anos, aos meus irmão Júlio e Jacob, que mesmo nas dificuldades e diferenças sempre estivemos juntos , aos meus pais falecidos  Derci e Herta que se privaram de muitas coisas em prol de seus filhos, verdadeiros heróis. Agradecer ainda mais a minha esposa Ruti que sempre esteve ao meu lado me apoiando e incentivando a enfrentar todos os desafios, que não foram poucos, e por fim aos meus 3 filhos Arthur, Breno e Bia que significam a continuidade do nosso sentido de vida.”

 

“Temos muito para desenvolver e crescer como empresa, trabalho, dedicação, produtos com qualidade e respeito aos clientes e colaboradores devem estar sempre em nosso plano de vida e negócios.”

Leonardo Tramontini

Sócio-Proprietário

1 responder
  1. Artur Milach
    Artur Milach says:

    Leonardo, tenho muito orgulho de ter representado sua empresa no nordeste brasileiro, quando estavas começando a importação de motores e micro tratores.
    Apesar do tempo e da distância, lhe concidero como um grande amigo.
    Sucesso e parabéns, para você e sua empresa.
    Um grande abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *